Sobre Boavista

  • oásis-boavista-cabo-verde

Sobre Boavista

Como todas as ilhas de Cabo Verde, Boavista ou a ilha das Dunas é uma ilha vulcânica. Foi descoberta em 1460 pelo navegador português, Diogo Gomes. O nome foi dado pelo desespero dos marinheiros em encontrarem terra firme apôs uma prolongada estadia no mar. É uma ilha bastante plana, o seu ponto mais elevado é o Pico da Estância com apenas 380 metros. Quando foi descoberta era uma ilha somente para a criação de gado mas aos poucos também foi ganhando importância na pesca, a agricultura e por fim o fabrico de tijolo e olaria.

Deserto de Viana

Deserto de Viana

Dispõe de um clima ameno que varia de 24º a 30º, é verão o ano inteiro, presença de salinas naturais, praias desertas e paradisíacas e juntamente com a abertura do aeroporto internacional transformou-se numa das ilhas mais turísticas do arquipélago. Conhecer a ilha de Boavista é como estar num deserto como por exemplo, o “Deserto de Viana”, cheio de dunas formadas pelas areias transportadas pelos ventos a partir do deserto do Saara, povoadas com pequenos oásis de coqueiros, tamareiras e palmeiras.

Piscina Natural "Olho D´Água"

Piscina Natural “Olho D´Água”

Existem por toda a sua orla marítima vários recifes de corais onde se pode fazer mergulho e outros desportos náuticos. Aconselha-se a visitar o “Olho de Mar” que é uma piscina natural de água doce que fica situada numa zona em que contrasta o azul da água com o negro da rocha vulcânica. A maior povoação e a capital da ilha é a vila Sal-Rei. Uma vila bastante calma, com casarios de influência europeia onde se pode ir a pé a todo o lado. A vida na vila é bastante simples, quase todos trabalham no seu pequeno porto na apanha da lagosta, do atum e do robalo vermelho, principais fontes de rendimento da ilha.

Mesmo em frente à baía pode-se avistar um pequeno ilhéu com o seu forte de nome “Duque de Bragança” que foi construido pelos portugueses para os eventuais ataques dos piratas. Conhecida especialmente pelas suas fábricas de olaria, na Praia de Chaves ainda se pode ver a parte de uma chaminé em tijoleira de uma antiga fabrica de cerâmica que foi completamente coberta pela areia. Hoje a única olaria ainda em actividade na Boavista fica na povoação de Rabil.

Povoação de Rabil

Povoação de Rabil Créditos: Mercè Ortega

as Praias

As praias (cerca de 25) são paradisíacas, areias finas e águas azuis turquesa e muito importante para a desova de tartarugas. Por isso a maioria considerada como zona protegida. As mais conhecidas e famosas são as Praias de Sta. Mónica, da Cruz, Varandinha, Chave, Curral Velho, João Barrosa, Atalanta ou Cabo Santa. Nestas praias para além de todas as actividades que se podem fazer nas outras ilhas ainda o mais interessante é a prática de SandBoard nas suas enormes dunas e a observação de baleias, golfinhos, orcas e tartarugas.

Praia do Estoril

Praia do Estoril

Com aproximadamente 18 quilómetros de areias finas e águas azuis turquesa, conhecida também por ser isolada e virgem, a praia de Sta. Mónica é sem duvida uma beleza rara na ilha. Outra praia não menos importante é da Atalanta ou chamada praia Cabo Santa Maria, situada numa zona da Costa da Boa Esperança. É famosa por se avistar ainda destroços de um navio que aí naufragou há vários anos mas que ainda continua junto à praia.

Praia de Santa Mónica

Praia de Santa Mónica

Muito concorrida também é a praia da Varandinha, onde se pratica SandBoard junto às suas enormes dunas. É nesta praia onde se pode avistar uma gruta natural conhecida como Buracona e como está situada entre as rochas têm muito boas condições para a prática de desportos náuticos, como por exemplo o surf. Na praia de Chaves para quem gosta de pesca existem grandes variedades de peixes como dourada, cherne, moreia, espadarte azul e mariscos como camarões, caranguejos, percebes e lagostas. Na praia da Cruz situada perto da localidade de Sal Rei existe um pequeno cemitério judeu, testemunho real da antiga presença de povos judeus na ilha. É na praia de Cabral que se realiza anualmente um festival de música convidando vários músicos Cabo-Verdianos com o intuito de ajudarem na preservação das tartarugas que desovam na ilha.

Praia de Santa Maria

Praia de Santa Maria Créditos: Aguinaldo Vera Cruz

Oferta de Alojamento Online em Boavista

Podemos recomendar alguns hotéis online na ilha da Boavista em Cabo Verde para poder visitar a ilha para vários estilos de alojamento e diferentes orçamentos: Hotel Boavista,Residencial Spinguera Ecolodge or Casa Velha Resort

Outra Oferta de Alojamento Online



Booking.com

Outros Pontos de interesse

Boavista é também conhecida por ser a ilha do artesanato e o berço da morna caboverdiana (música típica da ilha) que acredita-se ainda ter começado na época da escravatura. Por todo o lado vários artesões apresentam os seus trabalhos. Normalmente são criados a a partir de grandes variedades de produtos existentes na própria ilha. Desde colares feito com ossos e conchas, pulseiras de contas e de búzios, quadros de pintura das suas lindas paisagens e ainda objectos feitos a partir da carapaça da tartaruga e barro. Nos vários restaurantes podem-se apreciar a sua gastronomia rica em peixe e mariscos frescos; garoupa, atum, serra, peixe-espada, polvo, camarão, lagosta tudo apanhados localmente. Como em quase todas as outras ilhas a festa de São João “Son Djon” a 24 de Junho é uma das mais importantes seguida da festa de “Nha Santa Isabel” no dia do Município a 04 de Julho.

Ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Place Categories: Sobre a Ilha.Place Tags: Deserto de Viana, Dunas e Oásis de coqueiros e tamareiras, Piscina natural de Olho D´Água, Povoação de Rabil, Praia de Santa Maria, Praia do Estoril, Praia Santa Mónica, Ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Fátima and Vila de Sal Rei.

1 review

  1. Mircea Veiga, Maio 16, 2013 2:10 pm - Sobre Boavista

    Sem dúvida, uma das mais belas de Cabo Verde, não só pela parte paisagística, assim como pela simpatia do povo…Amooooo Bubista nha terra

       -  

Place Your Review

Send To Friend

Send Enquiry

Claim Listing

What is the claim proccess?