Sobre Santo Antão

  • ilha-santo-antao-cabo-verde

Santo Antão é uma das nove ilhas habitadas de Cabo Verde e é a segunda maior do arquipélago. É também a ilha mais ocidental e a mais afastada do continente africano. Foi descoberta em 1462 pelo navegador português Diogo Afonso que lhe deu o nome de Santo Antão em homenagem ao santo do dia. A ilha era completamente desabitada e só em 1548 começou a sua colonização. No nordeste da ilha as chuvas são regulares por isso é considerada ser a ilha mais verde do arquipélago.

Vale do Paúl

Vale do Paúl  Créditos: Cabo Verde Safari

 

O acesso a Santo Antão é feito por via marítima. A ligação é feita a partir do Mindelo, em São Vicente, e a atracagem é feita no Porto Novo, a maior vila sendo o seu porto o mais importante meio para transporte dos seus produtos para as outras ilhas. De Porto Novo sai a principal estrada da ilha, que conduzem às povoações das vertentes norte, nomeadamente a linda “Estrada da Corda”, uma estrada empedrada que conduz aos municípios da Ribeira Grande, Vila das Pombas, Ponta do Sol e do Paul.

Vila das Pombas

Vila das Pombas

A principal vila é a de Ribeira Grande pois é aí que se encontram as principais entidades oficiais, empresas e comércio. Passou a ser chamada recentemente de Cidade da Ribeira Grande ou cidade da Povoação. Situa-se a nordeste, no litoral da ilha. Ponta do Sol é uma vila situada numa fajã do extremo norte da ilha de Santo Antão. A vila tem vários edifícios notáveis, como a Câmara Municipal do município da Ribeira Grande ou a igreja paroquial de Nossa Senhora do Livramento.

Vila da Ribeira Grande

Vila da Ribeira Grande

Paúl é a terceira vila e fica situado junto ao mar. É muito conhecido o seu grande “Vale de Paúl”, região muito verde, onde se concentram as principais culturas da ilha no meio de cachoeiras e a densa vegetação de papaeiras, mangueiras, bananeiras. A cana-de-açúcar é bastante produzida nesta ilha, planta da qual se faz o grogue, uma bebida típica com muito álcool. Como acontece na ilha de Santiago, esta bebida é ainda fabricada artesanalmente através do “trapiche” (pequeno moinho puxado por bois ou burros que tritura a cana) e alambique a fogo de lenha. Aqui se cultivam também milho, cana-de-açúcar, inhame, mandioca, feijão e café.

Vale do Paúl

Plantações no Vale do Paúl Créditos: Cabo Verde Safari

Santo Antão é um dos principais destinos turísticos de Cabo Verde. As suas paisagens muito verdes “a paisagem protegida das Pombas”, parques Naturais de Cova-Ribeira, a Reserva Natural de Cruzinha, que contrastam com zonas muito secas, faz com que a beleza desta ilha seja única. Um verdadeiro paraíso para os turistas que gostem de fazer grandes caminhadas, que pratiquem trekking, mountain biking, canyoning e ainda tem excelentes condições para o turismo de desportos subaquáticos.

Piscina natural em Santo Antão

Piscina natural em Santo Antão Créditos : Cabo Verde Safari

A gastronomia de Santo Antão é muito variada. A especialidade é a Caldeirada de cabrito. É também muito conhecido o Caldo ou a Caldeirada de peixe com vários tipos de legumes. Na doçaria uma das especialidades é o bolo de mel, fazem-se também deliciosas sobremesas de papaia e coco e ainda o famoso queijo fresco de cabra.

Fontaínhas , a aldeia presépio

Fontaínhas , a aldeia presépio Créditos: Cabo Verde Safari

As festividades mais importantes são o dia de Santo Antão, comemorado a 17 de Janeiro, São João a 24 de Junho na localidade de Porto Novo e nossa Senhora de Piedade, 15 de Agosto na localidade de Janela. Na praia de Escorralete realiza-se também mais um dos muitos festivais anuais de musica em cabo Verde. Um dos nomes mais sonantes da cultura dessa ilha foi Antoninho Travadinha (António Vicente Lopes), exímio tocador de violino para além de que tocava ainda diversos outros instrumentos.

Tarrafal de Monte Trigo

Tarrafal de Monte Trigo

Place Categories: Sobre a Ilha.

Place Your Review

Send To Friend

Send Enquiry

Claim Listing

What is the claim proccess?