Sobre a Ilha de Sal

  • pontão-santa-maria-sal

Sobre a Ilha de Sal

A ilha de Sal foi descoberta em 1460 por António da Nola navegador português e o seu povoamento iniciou-se no século XIX . O seu nome deve-se à descoberta de uma mina de sal mineral na localidade de Pedra de Lume. Apesar de ser uma ilha de origem vulcânica é uma ilha bastante plana existindo algumas montanhas apenas no norte da ilha. É uma ilha deserta com escassa vegetação. Esta Ilha de Cabo Verde ficou conhecida como exportadora de sal até cerca dos anos 80 do séc passado, e foi também a primeira ilha a ter um Aeroporto Internacional. A ilha fica bastante próxima do continente africano, sofre a influência dos ventos quentes e secos do deserto do Saara que transportam também a areia do mesmo deserto causando por vezes um intenso nevoeiro chamado de “bruma seca”.

Porto da Palmeira

Pequeno Porto na ilha do Sal

Concelho do Sal

O concelho do Sal é constituído apenas por uma freguesia, Nossa Senhora das Dores. A Capital é a cidade de Espargos que é o principal centro urbano da ilha e onde se concentram todas as entidades e serviços. Espargos fica muito próximo do Aeroporto Amílcar Cabral, e é hoje em dia o principal ponto de entrada no país. Palmeira é uma vila piscatória considerada a terceira maior vila da Ilha do Sal. No porto de Palmeira entram a maioria dos produtos necessários à sobrevivência dos seus habitantes.

Podemos recomendar alguns hotéis online na ilha do Sal em Cabo Verde para poder visitar a ilha para vários estilos de alojamento e diferentes orçamentos:Hotel SmartLine Crioula, Pensão Les Alizes, Hotel Porto Antigo, Hotel Oasis Salinas Sea, Hotel Dunas de Sal or Hotel Oasis Belorizonte

Outra Oferta de alojamento com reservas Online



Booking.com

Vila de Espargos e o Aeroporto Internacional

Vila de Espargos e o Aeroporto Internacional

Zonas de piscinas naturais

Existem zonas de piscinas naturais e águas cristalinas como a famosa ´Buracona´, onde o azul do mar contrasta com rochas de lava negra, perto dali podemos conhecer o chamado “Odjo Azul” conhecido assim porque quando a luz do sol reflecte na água, a cor azul é intensa e de uma rara beleza que pela sua forma faz lembrar um olho humano, esta entrada de agua tem comunicação subaquática com o mar, sendo um spot de mergulho bastante interessante.

Piscina natural de Regona

Piscina natural de Regona

Pedra de Lume é uma pequena povoação onde podemos encontrar as salinas que deram nome à ilha. Pedra Lume fica no interior duma antiga cratera de vulcão para onde a água do mar se infiltra e evapora e a sua entrada é feita a partir de um túnel. Esta paisagem única contrasta com o azul do mar e o branco do sal onde é possível tomar um banho relaxante e rejuvenescedor pois diz-se que é 26 vezes mais salgada que a do mar.

Salinas de Pedra de Lume

Salinas de Pedra de Lume

A cidade de Santa Maria

A cidade de Santa Maria é o centro turístico por excelência e de muito fácil acesso ao aeroporto. É a cidade onde se concentra o maior número de hotéis, localizados perto da mais bela e maior praia da ilha, a praia de Santa Maria. O seu extenso areal com aproximadamente 8 km de areia dourada e águas cor turquesa, de ventos que sopram diariamente é um convite aos amantes da prática dos desportos náuticos incluindo várias provas a nível internacional como o circuito internacional de Wind Surf, as suas águas cristalinas e transparentes convidam à pesca desportiva e ao mergulho onde se podem ver tubarões, moreias, raias, baleias, golfinhos.

Vila e Praia de Santa Maria

Vila e Praia de Santa Maria

Devido ao seu relevo bastante arenoso a ilha do sal também é escolhida por muitos praticantes de todo-o-terreno. Passeios de BTT ou em veículos TT (Jeeps e Moto-Quatro) são muito conhecidos, hoje em dia tenta-se evitar alguns trajectos que são usados para a desova da Tartaruga e que está ameaçada de extinção pelo uso abusivo destes veículos, para alem da caça. Para alem de extensas praias de areia branca e presença de piscinas rochosas naturais, uma das principais atracções naturais da Ilha do Sal é a biodiversidade sua fauna marítima e aves marinhas residentes e migratórias. Tudo isso faz com que a ilha do Sal seja o principal foco de atracção turística do país. A diversão nocturna também não tem limites, principalmente na cidade de Santa Maria onde se encontram os mais conhecidos bares, discotecas e vários restaurantes sempre com música ao vivo para oferecerem aos seus clientes.

Vila Moderna na ilha do Sal "Murdeira Village"

Vila Moderna na ilha do Sal “Murdeira Village”

Praia de Santa Maria

É na praia de Santa Maria que se realiza um dos mais importantes e maiores festivais de musica de Cabo Verde. Organizada pela Câmara Municipal do Sal tornou-se um grande festival mesmo a nível internacional. O festival é normalmente na segunda quinzena de Setembro. Viajam para a ilha vários artistas e grupos nacionais e internacionais, bem como gentes de todas as outras ilhas e do mundo. Chegam para assistir não só a um festival de musica mas também um conjunto de actividades em paralela; feiras de gastronomia, espectáculos de danças contemporâneas e modernas, feiras de artesanato. Para além da conhecida cachupa (um preparado com milho, feijão, várias carnes e legumes), o prato típico local é o marisco especialmente a lagosta na brasa várias variedades de peixes.

Pescadores na Praia de Santa Maria

Pescadores na Praia de Santa Maria

Place Categories: Sobre a Ilha.Place Tags: festas, hoteis, Praias, reservas online, santa maria, Turismo and windsurf.

Place Your Review

Send To Friend

Send Enquiry

Claim Listing

What is the claim proccess?