Sobre São Vicente

  • baia-mindelo-sao-vicente

“Soncente” ou ilha de São Vicente é a segunda mais populosa ilha de Cabo Verde. Descoberta no dia de São Vicente, a 22 de Janeiro de 1462, pelo navegador português Diogo Gomes foi a última das ilhas do arquipélago a ser povoada, somente em 1838. É semi-plana, pois o seu ponto mais alto, o Monte Verde tem somente 774 m. Uma das elevações mais conhecidas da ilha é o “Monte Cara”, assim chamado por fazer lembrar um rosto humano olhando para o céu. A vista do topo é espectacular, podendo-se avistar toda a ilha desde a Baía do Mindelo à Baía das Gatas (uma bela baía natural de águas calmas e cristalinas) e a Praia Grande.

Praia da Laginha

Praia da Laginha

Mindelo é a cidade capital da ilha e a segunda maior e mais dinâmica cidade do arquipélago. Desenvolveu-se através da actividade portuária, através do seu famoso Porto que se encontra numa linda Baía de águas profundas e hoje é considerada a capital da cultura de Cabo Verde. A Baía do Mindelo é ampla e de uma beleza inexplicável. Em frente pode-se avistar o Ilhéu dos Pássaros, um pequeno ilhéu que desperta a curiosidade dos turistas e ainda as grandes montanhas da ilha de Santo Antão.

Réplica da Torre de Belém em Lisboa

Réplica da Torre de Belém em Lisboa

Mindelo é uma cidade que faz lembrar uma cidade portuguesa, na arquitectura dos seus edifícios e casas, nos jardins e coretos e até nos passeios. As noites de Mindelo são repletos de bares animados com música ao vivo que expressam bem o espírito das gentes desta ilha. Foi de um desses bares que se destacou a nossa conhecida Cesária Évora. A Praça Nova é o ponto de encontro das pessoas para depois se entregarem a esses numerosos bares onde se pode ouvir todo o tipo de música de Cabo Verde.

Carnaval de São Vicente

Carnaval de São Vicente

Esta Ilha é famosa pelo seu Carnaval, com os seus animados e coloridos trajes. São considerados uma pequena réplica do Carnaval Brasileiro. Cesária Évora, a Diva de pés descalços que lá nasceu cantou e muito bem o Carnaval de São Vicente. A letra diz que “São Vicente é um brasilin, cheio de alegria cheio de cor ..” . Durante dias desfilam pelas ruas vários grupos com disfarces de réis  rainhas, carros alegóricos, bailarinos e milhares de figurantes. Mindelo destaca-se também nas áreas do teatro, da literatura, pintura e artesanato  artes Plásticas, Literatura, Teatro, Dança e Cinema. Por todo o lado é comum encontrar gente que vende produtos artesanais  peças de cerâmica feitos de cascas de coco e colares de conchas e pedras.

"Porton di Nôs Ilha"

“Porton di Nôs Ilha”

Todos os anos no primeiro fim de semana do mês de Agosto viajam para a ilha pessoas de todas as ilhas de Cabo verde e do mundo para assistirem ao Festival de Música da Baía das Gatas. Uma grande festa de música desde 1984, que começou por ser um encontro de amigos remidos numa praia a tocar. Cresceu e hoje se tornou num dos mais famosos festivais de Música em Cabo Verde onde actuam vários artistas nacionais e estrangeiras, desportos náuticos e uma programação cultural fora do vulgar.

Piscina Natural Baía das Gatas

Piscina Natural Baía das Gatas

A praia de São Pedro é considerada uma das melhores para a prática do windsurf, como têm constatado muitos campeões mundiais da modalidade. O ciclismo, os passeios a pé e a cavalo são boas formas para conhecer a ilha. São Vicente dispõe de um campo de golfe, sem relva, com 18 buracos e as suas praias de areia branca da baía das Gatas, Calhau e São Pedro são razões mais do que suficientes para o crescimento do turismo. São mais distantes de Mindelo mas existem viaturas que podem ser facilmente alugadas para esse fim.

Aldeia piscatória de Calhau

Aldeia piscatória de Calhau

A ilha é muito seca, despida de vegetação de aspecto árido sendo a água para consumo da população obtida por dessalinização da água do mar. Devido à falta de chuva, a pesca acaba por ser o mais importante meio económico da ilha. Apanha da lagosta, indústrias de conservas, peixe salgado e peixe seco são alguns dos produtos que passam diariamente pelo “Porto Grande” principal porto de Cabo Verde. A aldeia piscatória de Calhau, onde se pode ver um infinito mar azul entre os cones vulcânicos apresenta por si só uma crescente afluência de turistas.

Famoso mercado do Mindelo

Famoso mercado do Mindelo Créditos: Cabo Verde Safari

Manuel Lopes, um dos escritores mais conhecidos de Cabo Verde nasceu em São Vicente. Os seus textos são em português mas utiliza também nas suas obras expressões em crioulo. Chuva Braba, foi o seu primeiro romance no qual recebeu o Prémio Fernão Mendes Pinto. São Vicente tem muitos pratos típicos, muitos deles tendo o marisco por base. “cachupa”, o “arroz de cabidela de marisco, “guisado de percebes” Bife de Atum com arroz de favona”.

Place Categories: Sobre a Ilha.Place Tags: Aldeia piscatória de Calhau, Baía das Gatas, Baía do Mindelo, Carnaval de São Vicente, Mercado do Mindelo, Mindelo, Monte Cara, Porton di Nôs Ilha, Praia da Laginha and Réplica da Torre de Belém.

Place Your Review

Send To Friend

Send Enquiry

Claim Listing

What is the claim proccess?